Posso fazer DOC e TED de conta poupança?

Ter uma conta bancária se tornou uma necessidade para muitas pessoas. Ela facilita as transações e também trás mais segurança para o seu dinheiro. Basicamente, existem dois tipos de contas bancárias: a conta corrente e a conta poupança.

A conta corrente é a mais utilizada pela maioria dos cidadãos, pois com ela é possível realizar diversos serviços. Já a conta poupança tem a função principal de guardar dinheiro. É a forma mais tradicional para poupar dinheiro e ainda tem um pequeno rendimento. Este tipo de conta não tem tarifas, por isso muitas pessoas preferem utilizar a conta poupança, ao invés da conta corrente, mesmo sabendo que ela não possui todos os benefícios.

A pergunta que surge é: se tenho conta poupança, posso fazer transferências por DOC e TED?

O DOC (Documento de Ordem de Crédito) assim como a TED (Transferência Eletrônica Disponível), é utilizado para transferência de dinheiro para outra conta e banco. O DOC tem um limite máximo de R$ 4.999,99. Para transferir valores acima de 5 mil reais é necessário fazer uma TED, que não tem limite máximo e, atualmente, também não possui um limite mínimo para transferências.

DOC e TED em Conta Poupança

A princípio, hoje em dia a maioria dos bancos tem estes serviços disponíveis para conta poupança também, porém não é uma regra geral, cada banco impõe as suas condições. É preciso consultar o seu banco para saber da disponibilidade desse serviço. Alguns bancos oferecem somente a opção de DOC para a conta poupança.

E muitos correntistas também têm dúvidas se podem fazer uma transferência de uma conta corrente para uma conta poupança. Sim! Isto também é possível! Basta ter todos os dados da conta e do beneficiário. Na hora de fazer a transferência, você precisa escolher a opção “conta poupança” como conta de destino.

Como exemplo, temos abaixo a tela para transferências do Internet Banking do banco Bradesco. Pode-se ver todos os dados solicitados, em especial o tipo de conta. Nesse campo será colocada a opção corrente ou poupança. E assim se segue nos demais bancos, apenas o layout pode mudar, mas os dados principais são estes.

O Banco do Brasil também disponibiliza a opção de escolher o TED/DOC a partir da conta corrente ou caderneta de poupança. Você escolhe no momento da transferência.

É importante sempre perguntar ao beneficiário qual é o tipo de conta, pois um erro ao fazer a transferência pode gerar um grande transtorno.

É importante lembrar também que as tarifas e prazos de TED e DOC são os mesmos para conta corrente ou conta poupança. Sempre que a transferência for urgente, prefira fazer uma TED, pois como é eletrônica, não tem compensação bancária e cai no mesmo dia. Já o DOC cai somente no dia seguinte.

Comentários
  1. Rosiane Ribeiro
    • Flávio
  2. adriane
    • Flávio
  3. João da cruz de Oliveira
    • Flávio
  4. wailson
    • Flávio
  5. Denise
    • Flávio
  6. Marluci
    • Flávio
  7. Ivonete
  8. Ivonete
  9. Patrícia
  10. lorena
  11. Rosane luiza Mujer Sobrinho santiago
    • Flávio
  12. SERGIO DE SOUZA COSTA OLIVEIRA
    • Flávio
  13. Bruno
    • Flávio
  14. JULIANA
  15. Alessandra
  16. osmar
  17. osmar
  18. Marciel Ribeiro da Silva
  19. Rafael
    • Flávio
  20. Fabiele
  21. gabriel paiva de sales
  22. David Tore
  23. Valdeci de oliveira
    • Flávio
  24. Eliel Ferreira de Souza
  25. Carolina
  26. Edmilson
  27. Akihiro

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *