DOC: Quais os Limites e Prazos?

Quando é necessário uma transferência de dinheiro entre bancos diferentes, hoje em dia, o mais indicado são as operações eletrônicas. Pela praticidade e segurança que elas oferecem, além da própria agilidade de se poder fazer até pelo celular. Um dos meios utilizados para este fim é o DOC.

O DOC (Documento ordem de crédito) assim como o TED (Transferência Eletrônica Disponível), é utilizado para transferência de dinheiro para outra conta e banco. Falaremos do TED detalhadamente em outro artigo. Hoje queremos especificar os prazos e limites de transações do tipo DOC.

Existem dois tipos de DOC a serem feitos dependendo do tipo de conta e titular envolvido. O DOC C entre contas de bancos e titulares diferentes (podendo ser CPFs ou CNPJs) e o DOC D, efetuados entre contas de bancos diferentes mas que pertencem ao mesmo titular.

Limite de DOC: O DOC tem limite máximo de transação em R$ 4.999,99. O valor mínimo é de R$0,01, portanto, pode-se dizer que não existe limite mínimo para DOC, apenas limite máximo. Se você precisar de fazer uma transação com valores acima de 5 mil, será é necessário fazer um TED junto a seu banco.

Prazo do DOC: No DOC o dinheiro não cai na conta no mesmo dia, por isso em caso de urgência é indicado fazer um TED que não tem mais limite mínimo.

Quantos dias o DOC cai: O DOC é uma ordem de pagamento que será compensada no dia seguinte àquele do depósito. Assim, se você fizer um DOC em uma segunda feira, ele cairá na terça (desde que não seja feriado). Este tipo de transação é conhecida como D+1, ou seja, o dia do depósito + 1 dia útil.

Até que horas pode fazer o DOC? O DOC pode ser feito até as 21:59 e será compensado no dia seguinte. Após este horário, será agendado para o dia seguinte e só será recebido na conta do destinatário dois dias depois.

DOC 21 59

Para fazer um DOC ou TED é necessário ter em mãos nome completo do titular, CPF ou CNPJ, número do banco, número da agência, número da conta e saber se a conta é corrente ou poupança. Ter em mãos todos esses dados corretos agiliza o processo.

Lembrando que o DOC pode ser feito tanto por conta corrente ou poupança, na maioria dos bancos. O mais interessante à fazer é entrar em contato com a agência sobre detalhes que podem mudar de acordo com a instituição.

Na maioria dos casos, as operações de TED e DOC podem ser feitas diretamente no caixa da agência, terminais eletrônicos de autoatendimento, aplicativos de celular e internet. O valor das tarifas variam de acordo com o meio utilizado para a transferência. Em todos os bancos, quando feita a transferência através de caixa convencional o valor da taxa será o maior.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *