Erros para devolução de DOC

Quando é necessário uma transferência de dinheiro entre bancos diferentes, o mais indicado são as operações eletrônicas, pela praticidade e segurança. Um dos meios utilizados para este fim é o DOC.

O DOC (Documento de Ordem de Crédito) assim como a TED (Transferência Eletrônica Disponível), é utilizado para a transferência de dinheiro para outra conta em um banco diferente do seu. Entretanto, essas transferências estão sujeitas à erros, que merecem atenção na hora de serem corrigidos. Vocês sabem quais são os erros que podem ocasionar a devolução do DOC?

Muitas pessoas já passaram por esse problema: faz um DOC, o dinheiro é retirado da conta, mas depois se depara com o valor devolvido. O pior é quando esse valor vai parar em uma outra conta, mas esse caso é bem raro.

Como evitar os erros?

Primeiramente, é preciso entender como funciona o DOC. Existem dois tipos: o DOC C, que é feito entre contas de bancos e titulares diferentes e o DOC D, realizado entre contas de bancos diferentes, mas de mesmo titular.

O DOC tem limite de R$ 4.999,99 e para valores acima de 5 mil é necessário fazer uma TED. No DOC o dinheiro não cai na conta no mesmo dia, por isso em caso de urgência, também é indicado fazer uma TED.

Lembrando que o DOC pode ser feito tanto por conta corrente ou poupança, na maioria dos bancos. O mais interessante a fazer é entrar em contato com a agência sobre detalhes que podem mudar de acordo com a instituição.

O DOC pode ser feito até as 21:59 e será compensado no dia seguinte. Na maioria dos casos, pode ser feito diretamente no caixa da agência, terminais eletrônicos de autoatendimento, aplicativos de celular e internet. O valor das tarifas variam de acordo com o meio utilizado para a transferência. Em todos os bancos, quando feita a transferência através de caixa convencional o valor da taxa será o maior.

Saiba quais são os erros que podem causar a devolução do DOC

Para fazer um DOC é necessário ter em mãos o nome completo do titular, CPF ou CNPJ, número do banco, número da agência, número da conta e saber se a conta é corrente ou poupança. Ter em mãos todos esses dados corretos agiliza o processo e evita os erros. Portanto quando se fala em erro, normalmente está ligado à algum desses dados que tenham sido trocados.

Por consequência o DOC pode não ser autorizado, devido aos dados incompatíveis. Nesses casos, o valor é devolvido para a conta remetente.

Diante deste check list de informações necessárias, são raros os casos de transferência incorreta. Mas se por algum equívoco a transferência ocorrer para a conta errada, o procedimento a ser feito é entrar em contato com sua agência bancária para verificar a razão do erro. Lembrando que, se a transferência foi feita por TED, o dinheiro cai na conta no mesmo dia, no caso do DOC, como o dinheiro não cai na conta no mesmo dia, o prazo para resolver o problema é maior.

Pode ocorrer também de não ter saldo suficiente e o DOC voltar. Por isso, para evitar os erros e a perda de tempo, o melhor é verificar todas as informações antes de realizar a transação.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *