O que é ISPB?

Hoje em dia temos muitas formas de pagamento diferentes. E a velha forma de pagar com o dinheiro em mãos tem ficado cada vez menos usada. Devido a necessidade de mais segurança e praticidade nas transações, as transferências de valores entre contas e bancos e os pagamentos com cartão de débito ou crédito vêm aumentando bastante. Os cheques também são bastante utilizados ainda, mas bem menos do que alguns anos atrás. Normalmente são usados para pagamentos de valores altos.

Com tantas formas de pagamento diferentes, os bancos precisam de uma identificação para o sistema de compensação conseguir identificar a instituição financeira requerente e requerida. Para isso, existem dois códigos com a mesma finalidade: o COMPE (Sistema de Compensação de Cheques e Outros Papéis) e o ISPB (Identificador de Sistema de Pagamentos Brasileiro).

O COMPE é o código mais utilizado, composto por 3 dígitos. E normalmente ele já é buscado automaticamente nos sistemas dos bancos. Por isso mesmo é o mais utilizado.

Já o ISPB (Identificador de Sistema de Pagamentos Brasileiro), é um código de 8 dígitos, que só é usado quando o banco, por algum motivo, não possui o COMPE.

Saiba o que o ISPB, um dos códigos verificadores dos bancos

ISPB dos principais bancos do Brasil

Como já dissemos acima, o ISPB é um código verificador dos bancos, e geralmente é utilizado para fazer DOC (Documento de Ordem de Crédito) ou TED (Transferência Eletrônica Disponível). Na hora que você vai fazer a transação, seja no caixa eletrônico ou no internet banking, esse código será solicitado, juntamente com o número da conta, número da agência, nome do titular e CPF ou CNPJ.

Na maioria das vezes, o COMPE é utilizado, mas nos casos em que a instituição não tiver o mesmo, aí sim será utilizado o ISPB, que é um código de 8 dígitos.

Abaixo uma lista com o ISPB das entidades financeiras mais utilizadas do país:

  • Banco do Brasil – 00000000
  • Bradesco – 60746948
  • Citibank – 33479023
  • Santander – 90400888
  • Itaú – 60701190.

Ou seja, para qualquer transferência entre bancos, o COMPE ou o ISPB será utilizado obrigatoriamente. Então sempre tenha esse número correto, para não haver nenhum equívoco durante a transferência atrasando a operação. Essa preocupação é válida para todos os dados solicitados. Um pouco de atenção antes, para não perder tempo com uma situação que pode ser evitada.

Pois sempre que falamos em banco, já pensamos em algo que muitas vezes demora e acaba tomando o nosso tempo. Então, é sempre bom tomar cuidado e ter bastante atenção com os dados para evitar o estresse.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *