Como fazer TED sem pagar tarifa?

Assim como a maioria dos serviços bancários, a Transferência Eletrônica Disponível (TED) também tem uma tarifa para ser realizada.

O valor da transação, no entanto, varia de acordo com o banco e com a forma em que for realizado. Normalmente, as transferências feitas através da internet ou dos canais de autoatendimento são mais baratas que as operações realizadas no caixa presencial. Por isso, quem tem acesso à internet ou aos caixas eletrônicos deve sempre preferir esta forma de transação. Além de ser mais barata, ainda é mais cômoda e rápida.

Quando fazer uma TED?

Atualmente, a TED tem sido a forma de transferência bancária mais utilizada. Isso porque, ela não tem mais um valor mínimo para transferência, ou seja, pode ser transferido qualquer valor de sua conta para a conta de destino, em outro banco. Ao contrário do DOC, que precisa passar por uma compensação bancária e demora um pouco mais para ser compensado, na TED, o valor cai na conta no mesmo dia, basta ter o valor disponível em conta para a transferência seja concluída. Por isso, a TED é o mais indicado quando há urgência no serviço.

Não existe um valor limite máximo de transferência fixado com a TED, mas alguns bancos limitam um valor máximo para esse serviço. Esse valor precisa ser informado ao cliente no ato do contrato.

Para que a transferência seja concluída, no mesmo dia, a TED pode ser feita até as 17hs. Após esse horário, fica disponível, apenas, a opção de agendamento do serviço, que será concluído, no próximo dia útil.

Com a conta digital você faz TED e DOC sem tarifa

Com a conta digital você faz TED e DOC sem tarifa

TED sem tarifa

Muitas pessoas se perguntam se existe alguma forma de fazer uma transferência bancária, sem a cobrança de tarifas. Isso vai depender do valor desse serviço e da maneira como ele for executado, podendo variar entre Internet Banking, Caixa Eletrônico ou Caixa Presencial. De acordo com esse fatores, será determinado qual valor será instituído pelo banco.

Entretanto, pode ser que algumas transações sejam isentas de taxas desde que estejam inclusas em pacotes de manutenção acordados entre cliente e banco, no ato da criação da conta. Para saber as condições desses pacotes, vá até uma agência e converse com o seu gerente ou verifique o seu pacote de serviços no internet banking/celular.

Agora, para conseguir fazer uma TED sem a cobrança de taxas, somente se a sua conta corrente for da modalidade digital. Nesse tipo de conta, tudo é feito eletronicamente através da Internet ou Caixas Eletrônicos, sem contato pessoal com a agência. Por isso, muitos serviços não são cobrados por não gerarem custo para as operadoras de crédito. Neles estão inclusos o DOC e a TED ilimitados, se feitos por canais eletrônicos.

Não são todos os bancos que têm esta modalidade de conta, até mesmo porque, ela ainda não é obrigatória. Mas se você deseja ter uma conta digital, procure saber se o seu banco oferece essa modalidade. Caso esteja disponível, o cliente pode optar por fazer uma mudança de plano.

Infelizmente, ainda são poucos os bancos que oferecem contas eletrônicas. Entre os mais conhecido está o Banco Inter que também apostas em outras iniciativas para modernizar seus serviços. O Banco do Brasil, assim como: o Itau e o Bradesco, por exemplo, chegaram a oferecer esta modalidade de conta, mas suspenderam a abertura dessas contas recentemente e somente quem já possui uma conta digital está apto a continuar utilizando os serviços, sem a cobrança de tarifa.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *