O que fazer com DOC errado?

Quando é necessário uma transferência de dinheiro entre bancos diferentes, hoje em dia, o mais indicado são as operações eletrônicas. Pela praticidade e segurança que proporcionam a ambas as partes. Pensando nisso, um dos meios utilizados para este fim é o DOC.

O DOC (Documento ordem de crédito) semelhantemente ao TED (Transferência Eletrônica Disponível), é utilizado para se fazer transferência de recursos entre contas de diferentes bancos do mesmo titular ou de titulares diferentes, pessoa física ou jurídica. Falaremos do TED detalhadamente em outro artigo.

Lembre-se que o DOC tem limite de R$ 4.999,99 (para valores acima de 5 mil é necessário fazer um TED), portanto as dicas aqui são para quem fez transações de valores baixos.

Moedas DOC

No DOC o dinheiro não cai na conta no mesmo dia, por isso em caso de urgência é indicado fazer um TED. Mas, o que fazer quando o DOC não cai nem no prazo previsto? Veja abaixo.

Prazo para compensação do DOC

O DOC tem sua compensação em D+1. isso quer dizer, Dia do depósito mais um dia útil. O horário para a transação é até às 21:59, então um DOC feito em dia útil até às 21:59, cairá no dia seguinte na conta do destinatário. Em dias especiais, pode haver prazos diferentes, abaixo a diferença entre eles.

  • Dia útil até 21:59: Compensado no próximo dia útil
  • Dia útil após as 22hs: Compensado dois dias úteis depois
  • Sábado, Domingo e Feriado bancário: Compensado no segundo dia útil

Se algum dado tiver errado, estes prazos não serão cumpridos, ao contrário, haverá estorno do valor em até dois dias úteis. Veja abaixo como ocorrem os erros do DOC.

O que fazer com DOC errado?

Para fazer um DOC é necessário ter em mãos nome completo do titular, CPF ou CNPJ, número do banco, número da agência, número da conta e saber se a conta é corrente ou poupança. Ter em mãos todos esses dados corretos será fundamental para o sucesso do processo.

No caso de algum desses dados estar incorreto e acontecer de ter sido feito para conta errada, há que se considerar que esse tipo de transação não ocorre no mesmo dia, então há mais tempo para desfaze-la.

No geral, em caso de erro, basta esperar pelo estorno do valor, mas também é possível entrar em contato com o banco ou com gerente da sua conta e reverter o DOC. Em alguns casos, é possível até mesmo fazer o cancelamento da transação, mas este será tema de outra matéria.

Lembrando que os casos em que o dinheiro vai parar em uma conta de outra pessoa acidentalmente são muito raros, pois são muito os dados para a transação. Nestes casos, procure o banco.

Sobre as taxas, que são cobradas para efetuar este serviço, caso não seja efetivado, o valor da taxa cobrada não retornará ao cliente se o DOC não for completado por erro do mesmo.. Se for erro do banco, é importante verificar se o valor foi ressarcido, em caso negativo entre em contato com o banco o quanto antes.

Comentários
  1. Ruth
    • JULIANA PEREIRA QUEIROS
      • Carlos
    • Gabrielle
  2. Luciana
  3. Vanessa Santiago de Souza
  4. leticia
  5. Joelma
    • Samara de Souza Angelo
    • Nailton Brasil Araújo
    • Michele
  6. Valéria
    • Andreia
  7. Beta
  8. Sabrina
  9. Isabela

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *