É possível cancelar um TED ou DOC?

As transferências bancárias têm se tornado cada vez mais comuns entre os correntistas. É uma forma mais prática e rápida de enviar dinheiro de uma conta em um banco para outra conta em outro banco, independente se é o mesmo titular, pessoas diferentes ou empresas.

Como hoje em dia a rapidez é fundamental para a maioria das pessoas, as transações feitas pela internet também têm aumentado bastante, afinal um TED fica disponibilizado em minutos e o DOC no dia seguinte, com total segurança.

Assim como nos caixas convencionais e nos caixas eletrônicos, a transferência feita pela internet também exige diversos dados, como número da conta e agência de destino, assim como o nome completo e CPF ou CNPJ do titular da conta. Porém, mesmo com tantos dados solicitados, existe a chance de se fazer uma transação errada. E muitas vezes, isso pode ser um problema.

Uma dúvida muito comum entre usuários de bancos é se pode-se fazer o cancelamento de uma TED ou de um DOC. É o que trataremos no artigo de hoje.

É possível cancelar um DOC ou TED?

Cancelamento de TED e DOC

No DOC o dinheiro não cai na conta no mesmo dia, pois precisa passar por uma compensação bancária. Por isso, se você fez um DOC errado pode dar tempo de cancelar a transferência. Mas isso não é tão simples assim.

Em muitos bancos, o cancelamento só pode ser feito até certo horário (expediente bancário), pois depois disso, o dinheiro já estará sendo enviado para o banco de destino e então não é mais possível fazer o cancelamento. O mais indicado é que você verifique em seu banco se há esta possibilidade e quais os prazos para isso.

Lembrando que o DOC pode ser feito tanto por conta corrente ou poupança, na maioria dos bancos. O mais interessante a fazer é entrar em contato com a agência sobre detalhes que podem mudar de acordo com a instituição.

Já a TED cai na conta de destino no mesmo dia, por isso é impossível fazer o cancelamento do TED. Normalmente, o que acontece quando há erro na transferência é que o dinheiro é estornado e volta para a conta de origem. Mas é preciso esperar o prazo do banco para que o estorno aconteça.

Como são muitos os dados solicitados, é bem raro que aconteça do dinheiro cair em uma conta errada. Mas se isso acontecer, você precisa entrar em contato com o seu banco para solicitar o cancelamento e estorno, o que pode ser mais complicado, pois o dinheiro não está mais no banco onde você se relaciona.

Em ambos os casos, o melhor é sempre ter muita atenção na hora de fazer a transferência. Sempre confira os dados antes de concluir o DOC ou a TED.

Transferências Agendadas

Muita atenção em transferências agendadas. Estas sim podem ser canceladas a qualquer tempo antes do dia da execução. Então imagine que na segunda feira você agenda uma transferência para quarta feira. Você tem a própria segunda e a terça feira para cancelar esta transação.

Transações efetuadas em fins de semana irão automaticamente para segunda feira (ou próximo dia útil). Isso quer dizer que não será possível cancelar estas transações a tempo se houver saldo para executá-las. Se forem agendadas para outro dia, aí sim, cumprem a mesma regra acima.

Devolução das Tarifas

O valor deste serviço pode variar dependendo do modo que foi executado. E, assim como outros serviços do banco, pode ter isenção ou taxas mais baratas em pacotes de conta.

Quando se faz uma transferência errada e o valor volta para a conta de origem, a tarifa paga pelo serviço também deve ser estornado. Fique atento ao seu extrato bancário e fale com o seu banco caso não haja o ressarcimento.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *