Quais as Tarifas de TED e DOC dos Bancos?

As transferências de valores de um banco para outro vêm aumentando cada vez mais. Os correntistas estão sempre em busca de formas mais práticas para fazer suas transações, evitando filas e demoras nas agências. Por isso, esse tipo de transação é ainda mais comum nos caixas eletrônicos e na internet, enquanto o número de pessoas que faz TED ou DOC nos caixas convencionais vem diminuindo constantemente.

Outro motivo para você preferir fazer uma transferência utilizando os meios eletrônicos é o valor das tarifas. Todo tipo de procedimento realizado de forma pessoal tem um preço mais alto do que o mesmo serviço feito de forma eletrônica.

Quais são as tarifas cobradas?

Cada banco tem um valor estipulado pra os seus serviços, que pode variar, também, de acordo com o pacote contratado. No caso de TED e DOC, muitos bancos têm a isenção das tarifas em alguns planos.

Abaixo segue tabela com valores desses serviços nos principais bancos do país:

DOC TED
pessoal/ presencial eletrônico pessoal/presencial eletrônico
Banco do Brasil 18,85 9,70 18,85 9,70
Santander 17,40 9,40 17,40 9,40
Caixa Econômica 17,50 9,50 17,50 9,50
Itau 17,90 9,75 17,90 9,75
Bradesco 17,85 9,50 17,85 9,50

*Observação: As informações acima foram retiradas dos sites dos bancos em questão no dia 12/01/2018.

Dicas para economizar nas transferências

Como você pode observar, as tarifas cobradas para se fazer TED ou DOC não são baratas. Por isso, para que você não gaste muito com as transferências, é preciso analisar o seu perfil de uso na hora de escolher o pacote de serviços no seu banco.

Escolha um pacote que atenda a sua demanda de transferências e que, de preferência, tenha algum desconto nos serviços avulsos.

Outra dica é sempre analisar o valor que será transferido e pensar se não terá outra transferência para a mesma conta em poucos dias. Quando isto ocorrer, é melhor esperar para fazer uma só transferência e economizar nas tarifas.

Quem trabalha com mais de uma conta bancária e faz transferências com frequência precisa estar sempre atento ao banco da conta de destino, pois muitas vezes é possível economizar fazendo transferência para o mesmo banco, sem a necessidade de usar a TED ou o DOC.

Fazer DOC e TED na agência custa mais caro, além de ser mais demorado

É melhor fazer TED ou DOC?

Observando a tabela, vemos que o valor é sempre o mesmo para TED e DOC em todos os bancos. A única diferença é a forma como é realizada a transferência. Por isso, a escolha deve ser feita de acordo com a necessidade. Sempre que tiver pressa para que o dinheiro caia na conta de destino, prefira fazer uma TED, pois nesta o valor cai no mesmo dia na conta, desde que seja feita até as 17 horas. Quando se faz um DOC, o valor só cai na conta no próximo dia útil, pois precisa passar por uma compensação bancária.

A TED vem sendo mais utilizada, já que também não tem mais limite mínimo para ser realizada.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *