E se algo der errado com o DOC ou TED? O que fazer?

Como já vimos em diversos artigos do nosso blog, as transferências eletrônicas vêm sendo cada vez mais utilizadas pelos correntistas, e isso se deve à praticidade e segurança que elas proporcionam. Elas permitem a transferência de valores entre contas de bancos diferentes, o que facilita a vida de muita gente, que não pode perder tempo em filas de bancos para sacar e depositar dinheiro.

São duas as opções de serviços: o DOC e o TED. O DOC tem um limite máximo de R$ 4.999,99, então, para valores acima de 5 mil é necessário fazer uma TED, já que esta não tem um limite máximo e agora também não tem um limite mínimo. Pode-se fazer uma TED de qualquer valor.

Quando se faz um DOC o dinheiro não cai na conta no mesmo dia, por isso em caso de urgência é indicado fazer uma TED, pois esta não passa pela compensação bancária, e o dinheiro cai no mesmo dia.

Existe possibilidade de erro?

Esta é uma pergunta que muitas pessoas fazem antes de realizar qualquer tipo de transação bancária, especialmente as transferências. É normal que a pessoa fique preocupada, pois quando o assunto é o nosso dinheiro, todo cuidado é pouco!

Mas no caso de DOC e TED pode ficar tranquilo, pois a operação é bem segura. Para fazer essas operações são necessárias algumas informações como o número da agência, o número da conta, o nome e código do banco e CPF do titular da conta. Enfim, são dados que tornam mais seguras essas transações, portanto quando se fala em erro, normalmente está ligado à algum desses dados que tenham sido trocados. Se todos os dados estiverem corretos, muito raramente ocorrerá algum erro com a transferência.

Fique atento aos dados na hora de fazer a transferência!

Mas caso algum dos dados esteja incorreto, por consequência o DOC ou TED pode não ser autorizado, devido aos dados incompatíveis. Nesse caso, o dinheiro volta para a sua conta e você precisará fazer a transação novamente. O transtorno então será só a perda de tempo. Mas em casos mais raros, o valor pode ser transferido para uma outra conta. O procedimento a ser feito é entrar em contato com sua agência bancária para verificar a razão do erro. Lembrando que, se a transferência foi feita por TED, o dinheiro cai na conta no mesmo dia, já no caso do DOC, como o dinheiro não cai na conta no mesmo dia, o prazo para resolver o problema é maior.

Os problemas são raros de acontecer, mas melhor prevenir e sempre conferir duas vezes os dados da transação, assim evita-se o estresse e a perda de tempo, que é tão valioso hoje em dia.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *